"Se eu tivesse sido Escoteiro quando jovem, provavelmente teria sido Escoteiro do Mar" — LORD Robert Baden-Powell
Modalidade do Mar
¨Quem vai para o mar, avia-se primeiro em terra. ¨
O Escotismo do Mar procura desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar através de uma cultura marítima e de um espírito marinheiro, podendo também ser praticado em lagoas, represas, mares e rios.
Pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens, pelos transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração, pelos esportes submarinos e náuticos, incentivando o culto das tradições de nossa Marinha os Escoteiros do Mar praticam o escotismo realizando também os acampamentos e excursões em terra.
Além da divisão de tarefas na sede e no campo, os Escoteiros do Mar também dividem suas responsabilidades nas guarnições em que participam das atividades embarcadas, reforçando assim a execução do Sistema de Patrulhas Embarcado conforme a criação dos irmãos Robert e Warrington Baden-Powell no período de 1907 a 1910.
As vestimentas próprias da cultura marinheira e a familiarização com o ambiente náutico, a que o jovem é apresentado, são parte de todo um conteúdo pelo qual o Brasil necessita de futuros profissionais e de amantes das coisas que vem do mar, afinal, possuímos um dos maiores espaços marítimos do globo terrestre, que pelo porte a grandiosidade chamam de “Amazônia Azul”.
História e Origem
Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, percebeu a importância de uma modalidade que explorasse o potencial educativo das atividades náuticas. Assim, em 1910, foi criada a primeira tropa de Escoteiros do Mar no Reino Unido, com o objetivo de preparar jovens para a vida no mar, incentivando a responsabilidade, a liderança e o trabalho em equipe.
Chegada ao Brasil
O Escotismo chegou ao Brasil em 1910, e não demorou muito para que a modalidade do mar fosse incorporada. Em 1915, a primeira tropa de Escoteiros do Mar brasileira foi estabelecida no Rio de Janeiro. Desde então, essa modalidade vem crescendo e se consolidando, formando gerações de jovens preparados para enfrentar os desafios marítimos e contribuir para a preservação dos nossos oceanos.
Com uma programação rica e diversificada, os Escoteiros do Mar no Brasil oferecem aos jovens a oportunidade de aprender sobre navegação à vela e a motor, pesca, oceanografia, e esportes náuticos, sempre valorizando os princípios de honestidade, lealdade e solidariedade.
A importância da Marinha do Brasil
“Da Pátria, todo amor, constantes pioneiros, por sobre mar ou terra, ou sob o céu de anil, Ardentes, juvenis, do Mar os Escoteiros, Só tem por lema audaz: Tudo pelo Brasil!”
Rataplã do Mar (Hino dos Escoteiros do Mar)
O elo do movimento com a Marinha do Brasil vem do início do século XX, quando oficiais a bordo do Encouraçado Minas Gerais, trazendo o navio da Inglaterra em 1910, trouxeram também os primeiros manuais e os primeiros jovens escoteiros, filhos desses oficiais que os acompanharam à Inglaterra.
Atualmente, essa proximidade ainda existe e a Marinha está presente em sua totalidade na formação desses jovens do mar.
Embora a Marinha do Brasil seja a maior propulsora da formação da mentalidade marítima no país, essa consciência é forjada nas crianças e jovens e, em auxílio substancial aos esforços da Marinha, desenvolvida nos Grupos de Escoteiros do Mar, que se formam em espelho às tradições da Marinha do Brasil e impulsionam os jovens de 6 a 21 anos à convicção da importância do mar para a nação, agregando diversos costumes marinheiros.
Venha se juntar a nós e desbravar os mares!